A 1ª Trilha do Silveirão que aconteceu no último domingo em Mampituba foi um sucesso de participação e organização. Os mais de 150 pilotos que participaram do evento ficaram impressionados com a beleza da paisagem e com a diversidade de obstáculos que enfrentaram nos mais de 30 km de trilha.
O passeio teve início em frente ao Salão Paroquial Senhor Bom Jesus de Roça da Estância, onde o pelotão seguiu em direção a comunidade de Rio do Meio, e os trilheiros enfrentaram as primeiras dificuldades ao atravessarem um bananal até chegarem ao estradão que dá acesso aos campos de cima da serra. Em menos de uma hora de subidas os motoqueiros fizeram um lanche num acampamento montado próximo a uma das cascatas da região. Durante o período de descanso alguns pilotos plantaram mudas nativas no local, demonstrando a preocupação ambiental da organização e dos motociclistas em preservar o ambiente, de onde nascem as principais nascentes dos rios dos Municípios de Mampituba, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de providenciar as mudas para o plantio, também organizou junto aos pilotos a distribuição de milhares der sementes nativas quer foram distribuídas pela maioria dos pilotos ao longo do trajeto da trilha. A Secretaria Municipal da Saúde também teve participação importante na infra-estrutura montando uma base na Serra do Silveirão com médico e enfermeiro e duas ambulâncias, uma em cima da serra e outra junto a base na Roça da Estância.
O Trecho de descida seguiu rumo a comunidade de Santa Luzia onde os pilotos foram recepcionados numa pista de MotoCross, onde realizaram alguns saltos nas rampas e participaram numa prova onde teriam que subir numa ladeira de aproximadamente 200 metros. Quem chegasse ao topo da subida ganhava "vales cervejas" o que era muito bem vindo naquele momento.
De volta ao são de Roça da Estância os pilotos foram agraciados com um saboroso almoço e onde conseguiram repor as energias perdidas durante a trilha. O evento foi encerrado com o sorteio da moto 0km, YBR 125 que saiu para o piloto Salécio Santos, do grupo "Aventura e Adrenalina" da cidade de Torres.
As esposas, namoradas e demais acompanhantes dos pilotos que permaneceram em Roça da Estância durante o período de realização da Trilha, fizeram um passeio até a Cascata dos Borges. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Turismo, que proporcionou aos visitantes a alternativa enquanto esperavam o retorno dos pilotos, de conhecer um dos principais pontos turísticos de Mampituba. Ao todo foram 22 pessoas que visitaram a Cascata, acompanhadas do Turismólogo Francisco Reis Filho (Chiquinho). Também foi montado no local do evento um parque infantil para o entretenimento das crianças que se divertiram durante todo o dia nos brinquedos.
Quem chamou a atenção dos pilotos, foi o Prefeito Municipal Pedro Juarez da Silva, que puxou a trilha no início e que realizou todo o trajeto do passeio, mostrando interesse pelo evento e também a paixão pela motocicleta. Pedrão esteve presente em todos os momentos da trilha, da largada até a chegada, representando o interesse pela realização e pelo sucesso do evento.
O evento foi organizado pelo grupo "Trilheiros do Silverão" , formado na maioria por pilotos da comunidade de Roça da Estância e teve o apoio da Administração Municipal, da Brigada Militar e de várias empresas da região que apoiaram a realização da trilha através de patrocínios para a confecção das camisetas e dos troféus para os pilotos, com destaque para a revenda Pinho Motos e Posto Ortolan de São João do Sul. Ao todo, 150 pilotos participaram da 1ª Trilha do Silveirão, representando 32 grupos de trilheiros. O Maior deles foi o "TRILHEIROS DO VALE' do Município de Três Forquilhas. As fotos do evento estão publicadas no site institucional do Município: www.mampituba.rs.gov.br e no site http://www.aventuraeadrenalina.com que fez a cobertura completa da trilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário