Vila Brocca até o ano de 1974 era a maior comunidade da região pertencente hoje ao município de Mampituba, além de possuir um grande número de famílias, a comunidade crescia e o comércio era um dos mais estruturados da região. Porém no dia 24 de março daquele ano este crescimento foi interrompido devido a grande enchente que destruiu a comunidade ocasionando a morte de mais de 20 pessoas na comunidade. Os que sobreviveram ficaram sem casa, sem terras cultiváveis, sem destino e o remédio pra maioria foi sair da comunidade e reconstruir suas vidas em centro maiores principalmente Torres e Porto Alegre.
Estas pessoas porém nunca esqueceram Vila Brocca e sua padroeira Nossa Senhora Aparecida, e todo ano em outubro voltam a comunidade matar a saudade e rever os velhos amigos. A Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida é hoje a maior festa religiosa da região, onde todos os anos os devotos da padroeira do Brasil visitam Vila Brocca, muitos deles para pagar promessas e agradecer por graças alcançadas.
Muitas pessoas sobreviveram aquela enchente dentro da Igreja da comunidade e contam que as águas invadiram a casa até chegar aos pés de Nossa Senhora quando a enchente acabou e as águas começaram a baixar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário